Como muitos de vocês já sabem nossa profissão, que não é regulamentada sendo que a legislação permite que qualquer um exerça a profissão, é apreciada no mundo todo e reconhecida pelo poder de encantar e criar uma necessidade no publico alvo.
No entanto diversos problemas como pessoas leigas ou não, acharem que nós “rabiscamos” o dia todo e brincamos no “fotoshop” pode muitas vezes desmotivar alguns iniciantes ou até mesmo alguém experiente. Além dos sobrinhos, primos, pessoas que desenvolvem sites em tabelas, quem usa só template e cobra bem caro por isso do tio da esquina. Prostituem e  denigrem a imagem dos designers competentes e altamente qualificados que o Brasil vem apresentando nos dias e hoje.
Mas porque que se você é bom, competente no que faz, tem um potencial incrível e rala o dia todo para estar de igual para igual no mercado de trabalho reclama que sua vida, sua agência e que Diretor de Arte são um porre? Porque não fazer a diferença?
“Mais Eduardo, a agência onde eu trabalho, esta abarrotada de Jobs para fazer, que alias são banners e panfletos que eu consigo fazer absurdamente de maneira rápida e apresentável. Não tem tempo! ”
E daí que não tem tempo? Idéias! Idéias!
Idéias surgem a todo momento! Na fila o ônibus, no metrô, no almoço, andando na rua, lendo um blog, apertando um parafuso do computador… Idéia de criar um produto novo que com ajuda e o investimento da agência aonde você trabalha possa tomar proporções inacreditáveis, criar um e-commerce para a Dona Zureide do 412 que faz bonequinhos artesanais que algum gringo possa achar incrivelmente lindos e peça 14mil peças, trazer algum serviço ou tendência que esta se criando lá fora! Como aconteceu com os Sites e Compras Coletivas.
Não se deixe abalar! Sempre vai existir um designer melhor do que você, mais o que importa é o quão perto dele você está. Proponha mudanças, produtos, melhorias, faça diferente! Inovar, a palavra tão adorada por quem não precisa inovar, só mandar os outros inovarem é difícil! Mais não é preciso reinventar a roda. Fazer diferente, utilizar a sombra um pouco mais forte, reflexo, detalhes, no fim podem trazer um ar inovador também.
Leve sempre um caderninho, ou anote no celular mesmo.Se puder passe MADRUGADAS a fio para finalizar o seu projeto, se ele for bom, não importa o tempo em 1 semana, 1 mês, 6 mêses, 1 ano enfim, algum dia vinga. Não fique parado, o tempo está rolando, a vida continua. Gênios e empreendedores de sucesso do mundo da informática estão por ai a todo momento aparecendo.
“Se hoje fosse meu ultimo dia de vida, eu faria o que vou fazer hoje?” Steve Jobs.