segunda-feira, 6 de junho de 2011

Mais um entre os demais-LOGO


Mais um logotipo entre os demais. Essa é a sensação que o novo logotipo da Eletrobras transmite.

Artigo de um colaborador - acesse o site do autor
Saiba como colaborar
Logo Eletrobras
Pode ser que seja cedo pra falar, mas se nos basearmos nos dois exemplos a seguir, podemos ter uma ideia.
O primeiro é o das Sardinhas Coqueiro, cujo logotipo (e embalagem) foi desenvolvido por Alexandre Wollner, em 1958, e durou quase 50 anos! Depois desse tempo todo, decidiram “renovar”:
Logo Coqueiro
Percebe-se que a mudança não foi estruturada: não foi baseada em identidade visual, realizando pesquisas de reconhecimento de valor e pregnância, por exemplo, mas sim em merchandising. Não que esta ferramenta não seja importante, porém temos que saber quando usá-la.
O outro exemplo é o da Light, que teve seu primeiro logotipo criado por Aloísio Magalhães, em 1966, e durou 30 anos. Quando foi comprada por outro grupo, a empresa percebeu a necessidade de marcar esta mudança. Ao contrário das Sardinhas Coqueiro, a Light se preocupou em verificar o valor do seu logotipo e realizou, dentre outras atividades, uma pesquisa que apontou que 94% das pessoas reconheciam seu símbolo.
Com esse resultado, o escritório EG Design, que ficou responsável pelo projeto, percebeu que não era o caso de se fazer um novo logotipo, mas sim o redesign do anterior:
Logo da Light
Logotipo de Aloísio Magalhães
Light
Re-design do logo
Papelaria da Light

Voltando à Eletrobrás

Podemos notar as semelhanças entre os casos acima e arriscar dizer que os responsáveis não seguiram a metodologia mais eficaz. Até para quem não é familiarizado com a empresa, é possível identificar, no símbolo antigo, algo como um raio, uma corrente elétrica, ou até mesmo um “E”e um “B”, que fazem referência a área de atuação da empresa e a seu nome, conseguindo isto fazendo uso apenas de uma cor e de princípios da Gestalt.
Já no novo símbolo, temos três cores, que identificam a nacionalidade da empresa. Mas e a forma? E o efeito degradê?
Um pequeno teste: qual destes símbolos refere-se a uma empresa de energia?
Logos
Pra facilitar: qual destes símbolos refere-se a uma empresa brasileira de energia?
Talvez, por eliminação e não por reconhecimento, conseguimos chegar ao símbolo atual, graças as cores – azul, verde, amarelo.
Mas e se utilizarmos tons de cinza?
Logos P e B
Nesse caso, a forma fala mais alto. O atual some; já o antigo consegue estabelecer relação com a atividade da empresa.
Devemos, portanto, ao trabalhar com identidades visuais, levantar algumas perguntas, tais como:
- o que é a minha empresa?
- o que desejo transmitir?
- qual é o atual grau de reconhecimento da minha marca e logotipo?
- quais características desejo ou não manter?
É um trabalho que requer tempo, bastante estudo e conhecimento no assunto. Com isso, o resultado será coerente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário